Imagem & Território – CEI

Doutorado em Arte Contemporânea – Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em 2014; estudou Línguas e Literaturas, nos anos 80, na Universidade de Coimbra e Gestão de Artes nos anos 90, em Macau onde trabalhou e viveu. É Professor no Departamento de Arquitetura (FCTUC) e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra onde coordena o Mestrado em Estudos Curatoriais; Investigador no CEIS 20-UC e Consultor da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea-DGARTES. Desde 2020 é o Curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

Expõe fotografia desde 1989, vídeo desde os anos 2000 e realizou inúmeros projetos curatoriais e editoriais. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, Instituto Camões, Centro Português de Fotografia e Instituto das Artes/Dgartes. Em 2003 comissaria e projecta as exposições temporárias e permanente do Museu do Vinho da Bairrada, Anadia, assim como todo o projeto museológico; em 2005 comissaria “My Own Private Pictures”, na Plataforma Revólver, no âmbito da LisboaPhoto. Nomeado para o prémio BESPhoto 2005 (2006, CCB, Lisboa) e para a “short-list” do prémio de fotografia Pictet Prix, na Suíça, em 2008. Em 2013 mostrou vídeos em Nova Iorque e Paris (“Fuso NY”, Union Square Park, e “Chantiers d´Europe”, Theatre de la Ville) e em 2011 em Oslo (“When a painting moves…something must be rotten!”), no Stenersen Museum.

De salientar as exposições individuais, de 2011 a 2017 em torno do tema da sua tese de doutoramento (arquivo e memória), no CAV, Coimbra; Ateliers Concorde, Lisboa; Colégio das Artes, Coimbra; Galeria VPF, Lisboa; Arquivo Municipal de Fotografia, Lisboa; Museu do Chiado-Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa; Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Lisboa; Sputnik the window, Porto; Galeria MCO, Porto e Espaço MIRA, Porto. No âmbito da conclusão do seu doutoramento publicou o livro “Unpacking: a desire for the archive” que foi editado pela StolenBooks, em 2014. Em 2015, foi publicado um livro de fotografias suas, “Partir por todos os dias”, na Editora Amieira. Já em 2016, participa no livro “Asprela”, editado pela Scopio Editions e Esmae/IPP. Na sequência da exposição “Arquivo e Democracia” (MAAT, 2017) organizou e publicou o livro “Arquivo e Intervalo” que reune textos sobre quatro dos seus videos sobre a matéria do arquivo, editado pela Stolen Books. A sua obra (fotografia e video) está incluída em diversas coleções de arte Públicas e Privadas. É representado pela Galeria Carlos Carvalho, Lisboa.